Pages

Somos os 2º Ano "A e B" da E.E.M.Profº. Gabriel Epifânio dos Reis.

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

variação linguistica: Variações Sociais ou Culturais

Está diretamente ligada aos grupos sociais de uma maneira geral e também ao grau de instrução de uma determinada pessoa. Como exemplo, citamos as gírias, os jargões e o linguajar caipira. 

As gírias pertencem ao vocabulário específico de certos grupos, como os surfistas, cantores de rap, tatuadores, entre outros.

Os jargões estão relacionados ao profissionalismo, caracterizando um linguajar técnico. Representando a classe, podemos citar os médicos, advogados, profissionais da área de informática, dentre outros.
um poema e o trecho de uma música para entendermos melhor sobre o assunto:

Vício na fala 
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados. 

(Oswald de Andrade)


CHOPIS CENTIS 
Eu “di” um beijo nela
E chamei pra passear.
A gente fomos no shopping
Pra “mode” a gente lanchar.
Comi uns bicho estranho, com um tal de gergelim.
Até que “tava” gostoso, mas eu prefiro
aipim.
Quanta gente,
Quanta alegria,
A minha felicidade é um crediário nas
Casas Bahia.
Esse tal Chopis Centis é muito legalzinho.
Pra levar a namorada e dar uns
“rolezinho”,
Quando eu estou no trabalho,
Não vejo a hora de descer dos andaime.
Pra pegar um cinema, ver Schwarzneger
E também o Van Damme. 

(Dinho e Júlio Rasec, encarte CD Mamonas Assassinas, 1995.


Fonte: http://www.brasilescola.com/gramatica/variacoes-linguisticas.htm
Joana D'arc 2º ''B''

0 comentários:

Postar um comentário